O que é
Diálogos Nórdicos é um projeto criado pelas embaixadas da Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia no Brasil junto com o Instituto Cultural da Dinamarca. Tem como objetivo ampliar o debate sobre os desafios atuais que o país está enfrentando.
O projeto promove o engajamento e quer servir de fonte de inspiração a brasileiras e brasileiros por meio do diálogo sobre perspectivas e experiências da região nórdica sobre 3 temas ao longo de 3 anos: Igualdade de Gênero, Transparência e Sustentabilidade.
O princípio norteador do projeto é a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável sendo que em 2018
a Igualdade de gênero será tratada ao longo de uma série de eventos e ações de comunicação. Em 2019, será a hora de tratar do fortalecimento da confiança entre instituições e indivíduos; e, finalmente, em 2020 centraremos nossas discussões sobre o crescimento responsável e sustentável.
DIÁLOGOS NÓRDICOS 2018:
IGUALDADE DE GÊNERO
Compartilhando experiências nórdicas no estabelecimento de políticas públicas e de promoção da igualdade de gênero.
Apesar da melhora nas condições de saúde e educação para as mulheres, a remuneração desigual permanece uma constante. É fundamental que as oportunidades e ganhos econômicos sejam iguais para reduzir a pobreza. Mulheres brasileiras ainda são pouco representadas politicamente e a violência contra elas ainda é recorrente no país.
A região nórdica é reconhecida por sua liderança mundial na igualdade de gênero e representação de mulheres na política. É um fato que a igualdade de gênero contribui para o avanço da vida profissional e social, e para o fortalecimento da economia na região nórdica.
Estrutura
Áreas de Resultados
Contribuir para o reconhecimento da região nórdica como uma referência na igualdade de gênero, inspirar positivamente a maneira de pensar em gênero e facilitar a cooperação de longo prazo entre instituições nórdicas e brasileiras.
Grupos-alvo
Jovens, criadores de políticas públicas, tomadores de decisão, e empresas.
Atividades: Conferências públicas, eventos no Congresso, diálogos com universidades, exibições de filmes, leituras de literatura nórdica, exibições e campanhas nas redes sociais.
Parceiros: Parceiros do projeto incluem Embaixadas Nórdicas em Brasília, Instituto Cultural da Dinamarca, Escola Nacional de Administração Pública, Innovation Norway.
Gestão dos Projetos: Presidido pela Embaixada da Noruega, o Comitê de Gestão está aberto a todos os parceiros interessados e é responsável pela visão geral do progresso aprovação das propostas dos grupos. Os grupos do projeto ( política, cultural, Diálogos Nórdicos 2019, comunicação) estão igualmente abertos à participação de interessados em preparar e implementar as atividades do projeto.
Contato:
Embaixada da Suécia
Realização
Parceiros
Consulados Nórdicos em São Paulo e no Rio de Janeiro, e Câmaras de Comércios Nórdicas