Buscar

Igualdade de gênero para a família

Atualizado: 20 de Dez de 2018

São Paulo, 13 de novembro de 2018. O projeto Diálogos Nórdicos e a Biblioteca Mário de Andrade oferecem uma programação especial de domingo, em 18 de novembro, com atividades gratuitas tanto para famílias com crianças quanto para adultos.


Contação das aventuras de Píppi Meialonga em Brasília

A programação terá como contexto a igualdade de gênero, convidando o público a uma reflexão sobre o tema dentro da perspectiva brasileira e dos países nórdicos -- referências mundiais na adoção do tratamento igualitário entre homens e mulheres.


O Diálogos Nórdicos é um projeto encabeçado pelas embaixadas nórdicas no Brasil (Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia) e pelo Instituto Cultural da Dinamarca para estimular o debate sobre a igualdade de gênero, assunto que tem pautado todas as ações do projeto neste ano -- os próximos serão transparência (2019) e sustentabilidade (2020).


A programação do “Diálogos Nórdicos na Biblioteca Mário de Andrade” começará às 11h com um contação das aventuras de Píppi Meialonga para as crianças. Píppi Meialonga é uma tradicional personagem da literatura infantil sueca criada em 1945 por Astrid Lindgren, uma menina esperta e ativa que se expressa livremente e vive intensamente a sua idade. Quem perder a primeira sessão pode participar da seguinte, às 15h.


Paralelamente, tanto pais e crianças poderão apreciar as ilustrações riquíssimas e obras literárias infantis de autoras suecas na exposição “Onde as crianças crescem”. A proposta é estabelecer um diálogo sobre o papel da literatura infantil e o intercâmbio internacional, promovendo a conscientização, a compreensão e a aceitação entre uns e outros.


Às 15h, tem início a programação adulta com o debate “Igualdade de gênero na literatura e nas sociedades brasileira e nórdica”, do qual participarão o tradutor no Brasil de obras finlandesas Pasi Loman, a escritora e também tradutora Kristin Garrubo e as norueguesas Marta Breen, jornalista e escritora, e Jenny Jordahl, ilustradora e cartunista -- as duas últimas são autoras de “Mulheres na luta: 150 anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade”, HQ que será lançada em português no ano que vem e que trata das principais lutas das mulheres pelos seus direitos, com uma abordagem interseccional com os movimentos negro e LGBT, entre outros.


Já às 18h, será exibido o filme “Tom of Finland”, dirigido por Dome Karukoski e indicado pela Finlândia para disputar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2018. A produção trata da vida de um dos principais ícones das artes gráficas finlandesas, Touko Laaksonen, que satirizou figuras do autoritarismo e cujos desenhos inspiraram os looks de Freddie Mercury e do Village People.



SERVIÇO

Data: 18 de outubro, das 11h às 20h

Local: Biblioteca Mário de Andrade

Endereço: R. da Consolação, 94

Entrada gratuita

87 visualizações

Embaixada da Suécia

ambassaden.brasilia@gov.se

© 2018

  • Black Twitter Icon
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now